A Clínica Pluris oferece suporte psicológico para todos os seus pacientes; entenda mais
Apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+
Um tratamento de reprodução humana é complexo e envolve uma gama de aspectos e cuidados, desde jurídicos até emocionais. A Clínica Pluris compreende que essa jornada não é exatamente fácil, e é por isso que este conteúdo visa discorrer acerca do apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ no segmento de reprodução humana.
Com foco em auxiliar o público LGBTQIAPN+ a abreviar caminhos para a construção de uma família, a Pluris entende que os desafios que podem ser encontrados nesse trajeto podem trazer abalos emocionais para uma parcela significativa das pessoas.
É de olho nessa eventual necessidade que disponibilizamos apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ que estejam realizando um procedimento de reprodução assistida (se elas assim o desejarem). Trata-se de um diferencial ofertado pela nossa clínica com o objetivo de amparar e prestar suporte para que o caminho se torne mais fácil.
Devemos destacar que o apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ não é item obrigatório dos procedimentos de reprodução assistida, mas sim uma extensão que pode fazer a diferença para aqueles que estejam precisando de um suporte extra e multidisciplinar durante as tentativas de concretização do sonho de formar uma família — e aqui, sabemos que percalços podem surgir em algum momento.
Para quem é indicado?
O apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ é dedicado a todos os clientes da Clínica Pluris, que se destaca no mercado justamente por trabalhar com reprodução assistida para todas as pessoas que fazem parte dessa sigla. A nomenclatura, evidentemente, abarca:
- Lésbicas: mulheres que se sentem atraídas exclusivamente por outras mulheres;
- Gays: homens que se sentem atraídos exclusivamente por outros homens;
- Bissexuais: pessoas que se sentem atraídas por homens e por mulheres;
- Transexuais: pessoas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram;
- Intersexuais: pessoas que desenvolvem, de modo natural, características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de feminino ou masculino;
- Assexuais: pessoas que não sentem atração sexual por nenhum gênero;
- Pansexuais: pessoas que sentem atração sexual por outras pessoas, independentemente de sexualidade ou identidade de gênero;
- Não binários: pessoas com identidades de gênero que não se encaixam, exclusivamente, no feminino ou no masculino.
Dentro de todo esse universo que abarca múltiplas identidades e sexualidades, o objetivo é um só: vencer as barreiras genéticas que impedem a concretização do sonho da formação da família. E o apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ vem no sentido de equilibrar os aspectos emocionais que podem envolver essa caminhada.
É importante contextualizar que o suporte psicológico pode ser necessário em qualquer tratamento de reprodução assistida, e não somente os voltados ao público LGBTQIAPN+. Isso se dá em razão de que o processo pode ser bastante frustrante ao longo das tentativas.
Referente ao público LGBTQIAPN+, entendemos que os desafios podem ser ainda maiores, dada a existência de preconceitos e de discriminações que podem ser destinadas contra a concepção de novos modelos familiares. O suporte psicológico, aqui, é um auxílio importante para que os envolvidos possam lidar melhor com tais conflitos e se preparar para a maternidade e/ou paternidade.
Apoio durante o procedimento de reprodução humana assistida
O apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ pode fazer parte de todas as etapas dos procedimentos de reprodução humana ofertados pela Clínica Pluris, se assim a pessoa desejar.
O suporte psicológico pode ser requisitado desde o estágio inicial do procedimento, situação em que os temores e agonias podem ser gritantes. Aqui, é natural que surjam dúvidas das mais variadas: “Como vou lidar com a maternidade e/ou paternidade? Como abordar o assunto com meus familiares?”.
O apoio psicológico também pode ser fundamental para que a pessoa trabalhe melhor suas emoções, aprendendo a lidar com possíveis frustrações, ou para lidar socialmente com o conceito de novo modelo de família, não permitindo que o preconceito se sobreponha ao momento de extrema felicidade que é a chegada de um novo filho.
O apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ é garantido, evidentemente, em todas as etapas do procedimento de reprodução assistida. Eventuais falhas ou frustrações de processos que não tenham o resultado esperado no meio do caminho são naturais, embora indesejadas. E a equipe psicológica estará lá para que esse momento seja menos doloroso.
O apoio psicológico passa também por entender como celebrar as vitórias e controlar a ansiedade, outro fenômeno bastante recorrente durante as gestações. O acompanhamento também pode receber orientação de continuidade em eventuais casos de depressão pós-parto, outra situação não incomum.
Como é realizado?
O apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ é ofertado para os clientes da Clínica Pluris como um diferencial tão logo elas iniciam um procedimento de reprodução assistida. No caso do interesse ser afirmativo, as pessoas são encaminhadas para uma equipe com psicólogos especializados, que conduzirão uma sessão de avaliação psicológica para levantar o quadro de saúde emocional geral dos indivíduos.
O acompanhamento é feito ao longo de todo o procedimento de reprodução assistida, com diálogo permanente entre equipe médica e psicológica acerca do preparo mental e emocional dos pacientes para a maternidade e/ou paternidade. Se for o caso, o psicólogo pode até mesmo indicar o encaminhamento dos indivíduos para o psiquiatra, para que sejam prescritos medicamentos, quando identificadas doenças de ordem emocional mais críticas, como ansiedade ou depressão.
Para entender mais sobre o apoio psicológico para pessoas LGBTQIAPN+ da Clínica Pluris, nos envie uma mensagem e agende agora mesmo uma conversa.
Fontes: