Fale conosco pelo WhatsApp
Quando procurar uma clínica de reprodução humana?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
23/08/2023

De maneira simplificada, é recomendado procurar uma clínica de reprodução assistida quando o casal está há mais de 12 meses tentando engravidar

A reprodução humana é um processo bastante complexo e que é afetado por diversos fatores do organismo feminino e masculino. Para pessoas que desejam ter filhos, pode ser um processo muito frustrante se deparar com algum tipo de dificuldade para engravidar. Diante dessas situações, é natural que surja o questionamento sobre a necessidade de procurar uma clínica de reprodução humana.

A infertilidade é definida como incapacidade de engravidar após um ano de relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos, e a decisão de procurar um especialista deve ser tomada assim que o quadro for identificado. Apesar disso, existem outras situações em que é recomendado procurar uma clínica de reprodução humana. Entenda a seguir!

Encontre agora mesmo uma clínica de reprodução humana assistida!

O que é uma clínica de reprodução humana?

Uma clínica de reprodução humana é um centro especializado que oferece serviços médicos, diagnósticos e tratamentos para pessoas que desejam ter filhos. Este tipo de clínica oferece uma variedade de serviços que ajudam a viabilizar uma gestação, tais como:

  • Avaliação e diagnóstico de infertilidade;
  • Tratamentos de reprodução assistida;
  • Orientação a respeito de doação e congelamento de gametas;
  • Diagnóstico genético pré-implantacional, nos casos em que é recomendado;
  • Suporte psicológico e emocional para tentantes.

Quando procurar uma clínica de reprodução humana?

Confira, a seguir, algumas das principais situações que exemplificam quando é recomendado procurar uma clínica de reprodução humana:

Dificuldades para engravidar naturalmente

Casais que estejam há mais de 12 meses tentando engravidar de maneira natural, sem sucesso, devem procurar uma clínica de reprodução assistida para iniciar uma investigação de infertilidade. Mulheres com 37 anos ou mais deverão procurar ajuda médica após 6 meses de relações sem gestação consequente. Dependendo das causas encontradas, a clínica poderá indicar e conduzir tratamentos específicos.

Idade avançada e preocupações com a fertilidade

Mulheres com mais de 35 anos apresentam uma redução natural da fertilidade. Por isso, caso seja desejo delas engravidar, é recomendado procurar uma clínica especializada para fazer uma avaliação da reserva ovariana. Essas pacientes podem receber aconselhamento a respeito de suas opções disponíveis.

Histórico de abortos recorrentes

Mulheres que passaram por dois ou mais abortos espontâneos consecutivos devem procurar uma clínica de reprodução humana para investigar as causas desses abortos e se submeter a tratamentos específicos para reduzir os riscos.

Condições médicas que afetam a fertilidade

A presença de alguns problemas de saúde pode afetar a fertilidade feminina e masculina. É o caso, por exemplo, da endometriose ou da síndrome dos ovários policísticos em mulheres, e da baixa contagem de espermatozoides em homens. Quem foi diagnosticado com essas condições deve procurar uma clínica de reprodução humana para descobrir como contornar essas condições e aumentar as chances de gestação.

Pessoas que irão ser submetidas à tratamentos lesivos para seus órgãos reprodutores, ovários e testículos, deverão preservar suas células germinativas com antecedência. Esses tratamentos são aplicados com frequência nos portadores de câncer e por isso devem congelar seus óvulos ou espermatozoides antes.

Casais do mesmo sexo em busca de opções de reprodução assistida

Casais homoafetivos que desejam ter filhos podem procurar uma clínica de reprodução humana assistida para entender quais as opções de tratamento capazes de viabilizar uma gestação.

Agende uma consulta para realizar um tratamento de reprodução assistida!

Quais tratamentos uma clínica de reprodução humana pode oferecer?

Existem diversas maneiras de ajudar esses casais a ter filhos biológicos. As principais são:

Fertilização in Vitro

Consiste na fecundação de óvulos por espermatozoides em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados e transferidos para o útero da mulher.

Barriga solidária

Trata-se do empréstimo temporário do útero para que o filho de outra pessoa seja gestado. O procedimento é realizado a partir de uma fertilização in vitro utilizando o material genético do casal que deseja ter filhos.

Inseminação artificial

Esta é uma técnica em que os espermatozoides são depositados diretamente na cavidade uterina da mulher, aumentando assim as chances de fecundação.

Congelamento de gametas

O congelamento de gametas consiste em uma técnica de armazenamento de material para uso futuro, preservando a fertilidade de homens e mulheres. O congelamento pode ser realizado utilizando os óvulos, espermatozoides ou embriões.

Ao procurar uma clínica de reprodução assistida, o paciente será devidamente orientado a respeito das particularidades e indicações de cada uma dessas técnicas. Dessa forma, o casal e seu médico poderão escolher pelo tratamento mais adequado ao caso. Incluindo-se os cirúrgicos e os clínicos mais conservadores como a indução da ovulação, correção de distúrbios hormonais dentre outros.

Entre em contato com a Clínica Pluris.

Fontes:

Clínica Pluris;

Associação Brasileira de Reprodução Assistida.

x