Fale conosco pelo WhatsApp
Estratégias para preservação da fertilidade masculina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
08/12/2022

A fertilidade masculina pode ser afetada por diversos fatores. Por isso, adotar estratégias de preservação é uma maneira de possibilitar que o sonho da parentalidade seja realizado

Apesar de se falar muito em infertilidade feminina, diversos fatores podem estar por trás na diminuição da fertilidade masculina. Enquanto a idade não é um fator que interfere os homens tanto quanto as mulheres, fatores como doenças, tratamentos, estilo de vida inadequado, alterações hormonais e traumas podem prejudicar a fertilidade masculina. Por outro lado, existem algumas estratégias para preservação da fertilidade masculina que podem ser adotadas para retardar, evitar e contornar esse processo.

Adotar estratégias para preservação da fertilidade masculina possibilita aos homens que desejam ter filhos se submeterem a tratamentos, como a quimioterapia e os tratamentos hormonais, e outras situações que podem afetar sua capacidade fértil, sem se preocuparem com essa questão. Além disso, podem ser fundamentais para que pessoas LGBTQIAPN+ possam formar suas famílias quando desejarem.

Quais são as estratégias para Preservação da Fertilidade Masculina

Existem algumas opções que podem ser viáveis como estratégias para preservação da fertilidade masculina. Antes de adotar qualquer hábito, é importante fazer uma avaliação com o médico urologista que, por meio de exames como o espermograma, pode avaliar a quantidade, a motilidade e a qualidade dos espermatozoides presentes.

Uma das estratégias para preservação da fertilidade masculina que pode ser adotada no dia a dia é a mudança no estilo de vida, que pode evitar a perda da qualidade seminal e o aparecimento de outros problemas que também têm como consequência a diminuição da fertilidade masculina. Para isso, é importante se atentar à adoção de hábitos como:

  • Alimentação saudável e balanceada;
  • Prática de exercícios físicos com a orientação de um profissional;
  • Prática regular e saudável de atos sexuais e masturbação;
  • Abandono do álcool, tabagismo e outras substâncias nocivas.

A avaliação periódica da saúde reprodutiva também pode ser uma das estratégias para preservação da fertilidade masculina. Assim, podem ser identificadas e tratadas precocemente, com maior chance de sucesso, quaisquer alterações que podem causar infertilidade. Além dessas possibilidades, também existe a criopreservação do sêmen, que é a estratégia para preservação da fertilidade masculina mais viável, segura e eficaz.

Criopreservação de Sêmen

A criopreservação do sêmen é um tratamento que consiste em manter os espermatozoides congelados em nitrogênio líquido a -196°C em baixo metabolismo para preservar sua qualidade e possibilitar sua utilização em fertilizações futuras. Por isso, é a mais eficaz das estratégias para preservação da fertilidade masculina.

O sêmen pode ser coletado por meio de punções no epidídimo ou por meio da ejaculação — neste segundo caso, a coleta pode ser feita em casa ou na própria clínica de reprodução, por meio de masturbação. Antes da preservação, são feitos exames para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides, para que, após a coleta, sejam selecionados os melhores a serem preservados no congelamento.

O congelamento é feito em alta velocidade, o que contribui para a manutenção da capacidade fértil dos espermatozoides após seu descongelamento. O material genético pode se manter em estado de criopreservação por tempo indeterminado, ou pelo tempo acordado para descongelamento e utilização do sêmen em tratamentos de reprodução como a fertilização in vitro.

Quando é indicado o tratamento de preservação da fertilidade masculina

Existem algumas situações em que as estratégias para preservação da fertilidade masculina são indicadas. Homens que possuem hábitos de estilo de vida nocivos à fertilidade, mas que ainda não correm alto risco de perderem a capacidade fértil, podem aderir às mudanças de hábitos para evitar que o problema apareça.

A indicação da criopreservação de sêmen entre as estratégias para preservação da fertilidade masculina é muito comum em pacientes que se submetem a tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, esses tratamentos interferem diretamente na qualidade dos gametas, causando alterações ou mesmo destruição do DNA espermático e diminuindo sua produção.

Homens que vão realizar a vasectomia podem optar pela criopreservação de sêmen para que, no futuro, caso mudem de ideia e desejem ter um filho, tenham material genético disponível para tal, já que a reversão da cirurgia, apesar de possível, não costuma apresentar boa taxa de sucesso.

Além disso, as estratégias para preservação da fertilidade masculina podem também ser muito benéficas para o público LGBTQIAPN+. A criopreservação do sêmen possibilita a casais homoafetivos ou transexuais realizarem o sonho de formarem suas famílias. Casais homoafetivos masculinos, por exemplo, podem preservar seus materiais genéticos para futuros tratamentos de Reprodução Assistida.

Mulheres transexuais — que nasceram biologicamente homens, mas se identificam como mulheres — podem optar pelo tratamento de criopreservação de sêmen antes do início do tratamento hormonal. Isso é muito importante para aquelas que têm o sonho da maternidade, pois o tratamento hormonal pode enfraquecer a qualidade seminal, já que diminui a presença de hormônios importantes para a produção adequada de gametas masculinos.

A Clínica Pluris é especializada no acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ que desejam fazer tratamentos de Reprodução Humana para realizar o sonho da maternidade ou paternidade, possibilitando tratamentos desde as estratégias para preservação da fertilidade masculina e feminina, técnicas de reprodução assistida, além de apoio psicológico e jurídico.

Quer saber mais sobre esse e outros temas relacionados à reprodução humana para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+? Nos mande uma mensagem e agende uma consulta!

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Urologia

Instituto Nacional do Câncer

Equipe Clínica Pluris

x