Fale conosco pelo WhatsApp
Quais as indicações do congelamento de sêmen?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
09/08/2023

O congelamento de sêmen pode ser importante na preservação da fertilidade masculina

Parte do sonho de muitas pessoas, o plano de constituir uma família muitas vezes acaba sendo postergado por conta de outros fatores da vida, como como questões de saúde. O congelamento do sêmen pode ser uma opção para homens que desejam ter filhos no futuro.

Muitos homens são surpreendidos com algumas doenças antes de ter filho, como por exemplo tumores malignos. Grande parte dos tratamentos oncológicos comprometem, por vezes definitivamente a fertilidade masculina. Desta maneira, realizar o congelamento de sêmen antes destes tratamentos permite que estes pacientes possam ter filhos no futuro.

Realize uma avaliação para preservar a sua fertilidade!

O que é o congelamento de sêmen?

Também conhecido como criopreservação de espermatozoides, o congelamento de sêmen é uma técnica que tem como objetivo preservar a fertilidade masculina a partir do armazenamento seminal a uma temperatura de -196ºC em nitrogênio líquido. É uma metodologia segura e de alta eficácia para uso posterior em técnicas de reprodução humana assistida.

Como é realizado o congelamento de sêmen?

A realização do congelamento de sêmen é bastante simples do ponto de vista do paciente: basta ele oferecer uma amostra seminal por meio de masturbação. Este material será enviado a um laboratório para análise e congelamento.

O sêmen congelado é armazenado em nitrogênio líquido, a uma temperatura de -196ºC. O material poderá ser descongelado posteriormente, e utilizado em tratamentos de inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Quando o congelamento de sêmen é indicado?

Existem diversas situações em que o congelamento de sêmen pode ser indicado. Algumas das principais indicações para o procedimento incluem:

  • Antes de quimioterapia ou radioterapia;
  • Antes de cirurgias de testículos e próstata;
  • Antes da vasectomia, caso o paciente resolva ter filhos futuramente, mas não queira reverter o procedimento;
  • Pacientes com baixa concentração de espermatozoides;
  • Casos de varicocele;
  • Pacientes que atuam em profissões de risco;
  • Presença de doenças degenerativas;
  • Pacientes que passaram por tratamentos de infecções sexualmente transmissíveis que comprometeram a produção de espermatozoides;
  • Homens que desejam doar o sêmen para pacientes em tratamento de reprodução assistida.

Agende uma consulta para fazer o congelamento de sêmen!

Qual a importância do congelamento de sêmen?

O congelamento de sêmen, como vimos, pode ser indicado em diversas possibilidades, tendo, na Medicina Reprodutiva, destacado sua importância nos seguintes aspectos:

Segurança em tratamentos médicos

Homens que desejam ter filhos, mas vão passar por tratamentos que podem prejudicar sua fertilidade (como quimioterapia ou radioterapia), podem encontrar no congelamento de sêmen a solução para preservar sua fertilidade.

Tratamentos de fertilidade

Casais que enfrentam algum tipo de dificuldade de engravidar também podem realizar tratamentos que envolvem o congelamento de sêmen, utilizando-se desde uma amostra de um doador ou até mesmo uma colhida por meio de punção testicular.

Casais homoafetivos femininos também podem se beneficiar desta técnica, utilizando sêmen congelado de um doador anônimo para gerar um filho por fertilização in vitro.

Outras possibilidades do congelamento de sêmen

Além das listadas acima, é possível destacar como possibilidades sobre o congelamento de sêmen:

  • Segurança em profissões de alto risco (trabalhadores em usinas nucleares, mergulhadores de grande profundidade) e que podem comprometer a fertilidade;
  • Planejamento familiar (homens que vão fazer vasectomia e querem facilitar uma possível gestação no futuro);
  • Planejamento para mudanças no estilo de vida (como viagens de longa duração ou prática de esportes de alto risco);
  • Superação da infertilidade masculina.

Entre em contato com a Clínica Pluris.

Fontes:

Portal da Urologia;

Clínica Pluris.

x