A doação de material genético masculino é essencial para a concepção de gravidez para casais homoafetivos femininos.
Como funcionam os bancos de sêmen?
Os bancos de sêmen são os locais onde são armazenadas as amostras de material genético masculino de doadores voluntários e que podem ser requeridos por quaisquer pessoas que desejam ter um filho. A doação de sêmen, que é feita por meio dos Bancos de Sêmen, é fundamental no caso de casais homoafetivos femininos.
A principal diferença dos bancos de sêmen para casais homoafetivos do Brasil dos bancos internacionais é o fato de que no exterior os homens recebem dinheiro pela doação de espermatozoides.
As regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) determinam não só que é proibido o uso de recompensa financeira para a doação de gametas como garantem o anonimato do doador, não podendo ser este parente ou conhecido do casal. Deve-se salientar, ainda, que um sêmen devidamente armazenado em boas condições clínicas pode ter uma validade de até 30 anos para ser doado e fecundado.
Importância do banco de sêmen para tratamentos de fertilidade
Os bancos de sêmen para casais homoafetivos são essencialmente importantes para os tratamentos de fertilidade, sobretudo quando falamos em casais lésbicos. Buscar, em bancos de doação, os gametas masculinos faltantes para que a fecundação aconteça acaba se fazendo necessário em muitas hipóteses, tais como:
- Mulheres solteiras que optam pela maternidade;
- Casais homoafetivos femininos;
- Casais heterossexuais em que o homem apresenta quadro de infertilidade não tratável;
- Casais heterossexuais em que o homem é transexual.
Sobretudo no caso de casais homoafetivos femininos, é fundamental recorrer aos bancos de sêmen. Com a doação do material genético masculino devidamente acertada, o óvulo deve ser coletado de uma das parceiras para a fecundação, que pode acontecer através da fertilização in vitro (FIV) ou da inseminação artificial.
Assim sendo, é possível constatar que os bancos de sêmen para casais homoafetivos têm garantido possibilidades de construção de família biológica para mulheres, dentro de uma norma de segurança, ética e responsabilidade médica.
Dentro deste contexto, podemos ressaltar que os casais homoafetivos femininos que desejam alcançar a maternidade podem levar aos médicos responsáveis pelo tratamento de reprodução humana as principais características fisionômicas que desejam ver na criança a ser gerada – e assim, o material genético masculino mais adequado é utilizado para a doação.
Reprodução assistida para casais homoafetivos
Vale lembrar que, além dos bancos de sêmen para casais homoafetivos femininos, é possível destacar a importância dos bancos de doadoras de óvulos para casais homoafetivos masculinos. Neste caso, entretanto, para a concretização da gravidez, é imprescindível o auxílio de um útero de substituição – ou barriga solidária.
Com relação aos casais formados por duas mulheres, além de não ser necessária a barriga solidária – a menos que ambas as mulheres sejam impossibilidades de garantir a gestação no próprio útero –, existe outra vantagem com relação aos pares masculinos: a possibilidade de escolher entre duas alternativas de tratamento, como a fertilização in vitro (FIV) ou a inseminação artificial.
Com relação aos pares formados por duas mulheres, o tratamento tem início, obrigatoriamente, nos bancos de sêmen para casais homoafetivos. Uma vez coletado o óvulo de uma das mães e o material genético do doador anônimo, é possível fecundar os gametas.
Na fertilização in vitro, o embrião é criado em laboratório, depois que o óvulo é retirado do organismo feminino através de um processo conhecido como estimulação ovariana, este é fecundado com o espermatozoide. Por fim, o embrião é transferido para o útero da mulher que vai gestar a criança.
Já com relação à inseminação artificial, o processo também começa nos bancos de sêmen para casais homoafetivos. Uma vez que os espermatozoides são coletados, estes são transferidos diretamente na cavidade uterina da mulher durante o período fértil, aumentando as chances de uma gestação acontecer.
Para entender mais sobre o funcionamento dos bancos de sêmen para casais homoafetivos, envie uma mensagem para a Clínica Pluris e agende uma conversa.
Fontes: